sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Scracho - Não Demora (Webclipe)

Aos 2:25 fazemos pequena participação especial de dois segundos:



Participamos da filmagem no nosso primeiro dia (6 de agosto de 2011) a convite de conhecidos nossos que encontramos na Estação Jovem e que estavam gravando cenas de dança para enviar para um concurso promovido pela banda Scracho.


Para mais informações sobre a Estação Jovem (COMJUV) de São Caetano do Sul, acesse: comjuv.saocaetanodosul.sp.gov.br e http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/interna.php?conteudo=3162

domingo, 18 de setembro de 2011

2º encontro Programa Aprendiz Comgás - 9/9/2011

Nesse primeiro encontro, realizado na biblioteca da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), nos foi apresentado os detalhes de funcionamento dos encontros, da mecânica do projeto e do que se espera de nós ao longo do processo.

Foi nos dado uma explanação sobre o panorama da juventude e da sociedade brasileira atual e de como poderemos interferir positivamente nesse aspecto.

Ficou estabelecido que usaremos a internet (blog e trocas de e-mail) como forma de ensino a distância para complementar pedagogicamente os encontros presenciais.

Refletimos sobre os valores educacionais presentes no filme As Melhores Coisas do Mundo e de como esses valores estão interligados a nós individualmente e como grupo.

Definimos as tarefas a serem cumpridas até o nosso próximo encontro no dia 23.




















Da esquerda para a direita:
Rondinely Lima, Luiza Antunes e Dulcinéa.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As Melhores Coisas do Mundo (reflexão coletiva)

Relacionando as respostas indicadas na proposta inicial (Marco Zero) e identificando quais temas ou atividades indicadas na proposta educativa do filme As Melhores Coisas do Mundo se encaixam com as idéias do projeto do grupo, chegamos as seguintes conclusões:


1 - Valor da coletividade (ética e cidadania):

Esse valor se adequa a proposta dos Palhaços Carentes no que diz respeito a parte do ser cidadão de forma geral, com seus valores éticos e morais, na busca de uma sociedade melhor para se viver.

2 - Valor da diferença (diversidade e pluralidade):

Vivemos em uma sociedade com problemas de segregação e preconceitos diversos. Seguindo na contra-mão de tudo isso, os Palhaços Carentes buscam levar o amor a todos, sem distinção alguma.

3 - Valor da vida (filosofia)

É muito difícil contabilizar o valor de uma vida. Os Palhaços Carentes sabem disso e buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas com simples gestos de afeto, independente de qualquer rótulo ou conhecimento prévio das vidas que estamos lidando.

4 - Valor da subjetividade (arte e expressão):

Ser palhaço é uma forma de arte. Misturar cores, brincar com falas e vestimentas em busca de se transmitir uma mensagem. Os Palhaços Carentes utilizam elementos artísticos diversos para levar sua mensagem de amor às pessoas.

"A arte existe porque a vida não basta" - Ferreira Gullar. 




















http://www.warnerlab.com.br/asmelhorescoisasdomundo/site/projeto_educativo/index.html

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Marco Zero do Projeto.

1)   Qual a ideia do seu projeto? Por que o grupo fez esta escolha? De onde surgiu a ideia?                         

A ideia do nosso projeto consiste em realizar pequenas intervenções sociais utilizando a figura do palhaço através do ato de abraçar. O grupo fez esta escolha a partir de inquietações pessoais de cada um. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre amigos.


2) Como se pretende fazer? 

Inicialmente pretendemos abraçar pessoas em vários pontos do município de São Caetano do Sul. Depois estenderemos para outros locais (hospitais etc.) e outros municípios. Há também a intenção de criar vídeos para postagem na internet.


3)   Como será a distribuição das tarefas dentro do grupo? Quem faz o quê?

As tarefas são distribuídas de acordo com as possibilidades momentâneas de cada um do grupo. Não havendo funções previamente fixas.


4)   Já está definido o local da ação? Caso esteja, onde será e por quê? Caso não esteja, quais as sugestões e por quê?

Inicialmente em pontos de grande movimento de pessoas em São Caetano do Sul. Escolhemos tal local por ser de fácil acesso a nós como início de projeto. Projetamos estender a outros locais em um futuro próximo.


5)   Quem será o público-alvo da ação? Quantas pessoas pretendem atingir?

Nosso público-alvo consiste em qualquer um que necessite de um abraço. Independente de cor, raça ou religião. Pretendemos atingir o máximo número de pessoas possível.


6)   O que o grupo precisa para colocar o projeto em ação (materiais, profissionais, entre outras coisas). Façam uma lista.

- Bexigas, balas, maquiagem, figurino, câmera filmadora, transporte, etc.
     

7)   Onde o grupo pretende buscar informações para melhorar o conhecimento necessário para desenvolver o projeto?

Na internet e com outros grupos semelhantes já atuantes.


8)   Como o grupo espera conseguir os recursos para o projeto?

Doações de terceiros e contribuições dos próprios membros.


9)   Qual o apoio/parceria que o grupo já tem?

Familiares e amigos. Principalmente apoio moral.

 
10)   Quais seriam os outros apoiadores/parceiros que o grupo gostaria de ter para o projeto?

Empresas, ONGs e qualquer um que esteja disposto a colaborar conosco.


11)    Quanto tempo é preciso para o projeto entrar em ação? O que seria necessário para iniciar as primeiras atividades do projeto?

Já iniciamos nosso projeto.


12)    Quanto tempo irá durar a ação do projeto (duração em meses)?

Por tempo indeterminado.


13)    Quando o projeto estiver em ação os integrantes pretendem atuar com que frequência (tantos dias/semana, tantos dias/mês...)?

Os encontros para execução prática do projeto ao menos uma vez por mês. O resto do tempo seria distribuído para as questões burocráticas do projeto.


14)    Como vocês imaginam utilizar a comunicação como apoio para a realização do projeto?

Através de vídeos no Youtube, fotos e um blog.


15)    Este projeto abordará questões relacionadas ao meio ambiente, como?

Inicialmente não. Mas pretendemos atingir tal meta.


16)    Este projeto abordará questões relacionadas à saúde, como?

Temos a intenção de levar nosso projeto a hospitais, de forma semelhante ao grupo Doutores da Alegria.


17)    Este projeto será um incentivo para a prática da cidadania, como?

Com certeza. Pretendemos com esse projeto sensibilizar as pessoas do quão fria nossa sociedade pós-moderna se tornou. Queremos através de nossos flash-mobs mostrar que as pessoas nos dias atuais estão cada vez mais distantes. Brincaremos com isso utilizando a figura do palhaço e o ato de abraçar.